A GRANDE VELA é o CÍRIO PASCAL: simboliza, recorda, faz a memória da
pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.
O CÍRIO PASCAL é preparado, abençoado, aceso e conduzido para a Igreja na noite da Santa Vigília Pascal. A grande celebração da Vigília Pascal se inicia normalmente com a bênção do“FOGO NOVO”, fora do recinto da Igreja. Este FOGO NOVO, FOGO DA PÁSCOA, FOGO QUE QUEIMA, ILUMINA e AQUECE, recebe uma bênção especial, antes de ser aceso o CÍRIO PASCAL. É com uma chama do FOGO NOVO BENTO que o CÍRIO é aceso.
Terminada a preparação do CÍRIO PASCAL, inicia-se a procissão para introduzi-lo solenemente no interior da Igreja. Apagam-se todas as luzes para deixar o ambiente completamente escuro e eis o significado:
A Igreja toda às escuras simboliza o mundo em trevas, o mundo sem Deus, sem Jesus, sem o Evangelho. Nesta escuridão do mundo brilhou e brilha uma única luz verdadeira, a luz de Jesus ressuscitado, simbolizada pela Luz do CÍRIO PASCAL. O CÍRIO, é aceso e elevado e apresentado aos fiéis reunidos através do cantor: “Eis a Luz de Cristo!” Os fiéis voltam-se para o CÍRIO, ajoelham-se e cantam: “Demos Graças a Deus!”.
Liturgia da Palavra
As leituras são nove ao todo. As sete leituras do Antigo Testamento recordam os fatos principais da ação de Deus na vida do povo.
A Epístola e o Evangelho mostram como Deus realiza em Jesus Cristo as promessas feitas ao longo da história da salvação.
Cada leitura é seguida de um salmo apropriado e de uma oração. Esta retoma o tema da leitura que acaba de ser proclamada.
Terminada a Proclamação da Epístola, entoa-se solenemente o aleluia (louvai a Deus).
Liturgia Batismal
O porquê da Liturgia Batismal dentro da Vigília Pascal?
Desde os primeiros séculos, a Igreja ligou a celebração do batismo à noite pascal.
Tertuliano (séc IV) diz: “Páscoa é o dia mais conveniente para o batismo, porque nela se realizou a Paixão de Cristo, na qual fomos batizados (mergulhados)”.
E São Basílio (Séc V) afirma: “ Qual dia apresenta maior afinidade com o batismo do que a Páscoa? De fato, esse dia é um memorial da ressurreição e o batismo é justamente uma força de ressurreição.
Um aspecto relevante da liturgia batismal é a bênção da fonte, isto é, da água, indicando que a graça do batismo não vem da água, mas do Espírito Santo. Por isso o sacerdote mergulha o círio pascal na água, enquanto pronuncia essas palavras: “Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem
sepultados na morte de Cristo, ressuscitem com Ele para a vida”.
Liturgia Eucarística
A Liturgia Eucarística é o ponto culminante de toda a Vigília Pascal. É a mais elevada ação de graças que a Igreja apresenta ao Pai, por Ele nos ter dado seu Filho morto e ressuscitado.
Não existe melhor “Congresso Eucarístico” do que esta assembleia em torno deste altar de Páscoa, onde se renova o mistério da imolação e da glorificação de Cristo.
Todo o mistério cristão está aqui, toda maravilha dos sacramentos, todo o sentido do destino divino dos homens.
Os participantes são chamados a comungar o corpo vivo e glorioso de Cristo. Pela comunhão os fiéis unem-se a Cristo e entre si.
A Páscoa é o momento em que teve início a verdadeira eucaristia.
UMA FELIZ PÁSCOA!!!!
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