09 maio, 2009

Quando Jesus tinha doze anos, foi com os pais a Jerusalém para a festa da Páscoa. Terminados os dias de festa, chegou a hora do regresso. Aconteceu então o imprevisto:Jesus, sem que os pais o soubessem, ficou no Templo. Estes, aflitos, procuraram-no e acabaram por encontrá-lo passados três dias.Maria repreendeu-o: «Filho, por que me fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Ele respondeu-lhes: «Por que me procuravam? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas nem a mãe nem José compreenderam essa inesperada resposta. Regressaram a Nazaré. O que é que Jesus terá dito aos pais pelo caminho? O que se sabe é que Maria estava atenta e tudo guardava no seu coração. E São Lucas também afirma que Jesus era submisso aos pais.A adolescência é considerada uma fase da vida nem sempre fácil. Há quem passe pela adolescência com toda a serenidade, mas também há jovens que têm dificuldades nesta passagem da infância para a idade adulta. Cada família é diferente e cada adolescente é um caso único. E também aqui podemos pedir a proteção de Maria, aquela que também se afligiu com o filho.
EXEMPLO:
Um bom homem, nos últimos dias de vida, prostrado na cama de um hospital, depois de se ter preparado bem para o encontro com Deus, contou um pouco da sua vida.Era filho de um pai insuportável. Na adolescência, fugiu de casa. A sua mãe, ao despedir-se dele a chorar, disse-lhe:« Gostaria de ir contigo. Mas como não posso, não te esqueças que tens uma outra Mãe que estará sempre a teu lado».Depois, esse bom homem mostrou uma medalha que trazia ao pescoço e que lhe recordou ao longo de muitos anos essa presença materna. Disse ainda que todos os dias, ao deitar, rezava uma Ave-Maria.Passou por muitas dificuldades, chegou a descer muito baixo na vida mas, certamente graças à proteção de Maria, partia deste mundo em paz com Deus e com toda a gente.
ORAÇÃO:
Maria de Nazaré, sentistes a aflição da perda de um filho de doze anos, e nem sempre entendestes certamente as suas atitudes. Ajudai os pais das crianças e dos adolescentes de hoje a serem sábios educadores com a palavra e o exemplo.
Maria de Nazaré
Rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário