26 dezembro, 2010
24 dezembro, 2010
FELIZ NATAL!!!
Montagem do Presépio
23 dezembro, 2010
Montagem do Presépio
NOSSA SENHORA
Diante de Deus ela é a cheia de graça, a escolhida, a filha predileta, a serva humilde do Senhor.
Quanta ternura em seu coração, quanta delicadeza no seu carinho, quanta solicitude no seu amor.
Ela era toda para seu pequenino Rei. Procure imitá-la sendo puro e humilde.
A pureza e a humildade de Maria a fizeram Mãe de Deus.
Durante o ano sejamos como Maria, busquemos a pureza e a humildade.
SÃO JOSÉ
Seja junto ao pequenino Jesus, como José.
Muito silencioso para ouvir e guardar tudo o que Deus lhe dizia no fundo do seu coração, para aprender de Jesus e Maria.
Um homem obediente ao plano divino, honesto e justo, de oração e silêncio. Durante o ano seja São José para as pessoas.
Esse texto já existe foi modificado e adaptado
22 dezembro, 2010
Montagem do Presépio
21 dezembro, 2010
Montagem do Presépio
Seja o ANJO do Presépio.
Que faz o Anjo?
- É o mensageiro, aquele que anuncia o nascimento de Jesus, o Verbo de Deus, leva-lhe muitas almas, sem, contudo, deixar a adoração e o recolhimento.
Adore sempre como um anjo adora a Jesus, nascido cada dia no Sacrário por amor, e anuncia-O às almas que lutam, que sofrem, que ainda não sabem onde está a felicidade.
Durante o ano seja um Anjo do Senhor. Lembre-se sempre:
Adoração-Recolhimento-Anúncio
O Menino Jesus, na Noite de Natal, recebeu a visita dos PASTORES.
Eles aí vieram tão logo ouviram a voz do Anjo que lhes anunciava:
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade."
Seja um bom pastor junto de Jesus. Traga-lhe a oferta do coração cheio de muita simplicidade.
Durante o ano seja como o pastor: simples e humilde.
20 dezembro, 2010
Montagem do Presépio
19 dezembro, 2010
Montagem do Presépio
Na corte do pequenino Rei Jesus havia um BURRINHO.
Nossa Senhora, que ama os humildes e pequeninos, permitiu que ele lá estivesse, quando seu filho nasceu.
Foi o burrinho que levou Nossa Senhora a Belém. Seja você também um burrinho humilde para cumprir bem esta tarefa e assim você levará Maria e Jesus às pessoas que necessitarem da presença d'Ele.
Durante o próximo ano seja como o burrinho. Leve Jesus e Maria aos irmãos.
Fazia frio e o boi, com sua respiração quente, aqueceu a gruta do Menino Jesus.
Desempenhe bem esse papel, aquecendo Jesus que vive no seu próximo, com paciência e serenidade.
Durante o ano seja como o boizinho, com paciência e serenidade.
17 dezembro, 2010
MONTAGEM DO PRESÉPIO
A MANJEDOURA é o lugar onde o Menino Jesus descansava adormecido, sonhando com nossa Redenção, com a Eucaristia, com o amor ao Pai Eterno e o amor a nós.
Durante o novo ano pratique a caridade que perdoa, que esquece, que não se zanga, nem se agita quando ofendido.
Seja a Manjedoura, o Amor e o Perdão.
Seja também a PALHA para o Menino Jesus que vai nascer, procure ser bem macio para descansá-lo e para que Ele goste de permanecer aí.
Pratique a doçura de maneiras, a doçura nas palavras, a doçura que vem do fundo do coração. Durante o ano seja a palha, com doçura no agir e no falar.
Esse texto já existe e foi adaptado.
15 dezembro, 2010
A COROA DO ADVENTO

Desde a sua origem a Coroa de Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal sobretudo às crianças, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é família. A mensagem da Coroa de Advento é percebida a partir do simbolismo de cada um de seus elementos. O Círculo A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo. Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.
Os ramos verdes Os ramos verdes que enfeitam o círculo constumam ser de abeto ou de pinus, de ciprestes. É símbolo nórdico. Não perdem as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial e, por isso, problemático, menos significativo, visto que celebramos o Natal no início do verão e com isso não vivenciamos esta mudança da renovação da natureza. Por isso, a tendência de se substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, nozes, espigas de trigo.
Para ornar a coroa usam-se também laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna homem, símbolo da sua vitória sobre a morte através da sua entrega por amor. Deste modo, nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas. Lembram os pontos cardeais, a cruz de Cristo, que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.
![]() |
As velas As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).
Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:
- a primeira vela é do profeta;
- a segunda vela é de Belém;
- a terceira vela é dos pastores;
- a quarta vela é dos anjos.
Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:
- a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
- a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
- a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
- a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.
Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
- o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
- o tempo dos patriarcas;
- o tempo dos reis;
- o tempo dos profetas.
13 dezembro, 2010
Símbolos de Natal

OS MAGOS
"Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: 'onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? ... viemos adorá-lo, '... Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino ... e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra"(Mt 2,1-12).
Não eram reis e sim sábios, estudiosos, mas o que isto importa? A mensagem é mais forte que esse detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas:
- Cristo não veio apenas para os Judeus, mas para redimir toda a humanidade, Ele é o polo para o qual convergem todas as raças.
- A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra).
A VELA { para colorir
Por milhares de anos, até a descoberta da energia elétrica há 100 anos, a vela, a lamparina ou lampião a óleo, as tochas foram as fontes de luz nas trevas noturnas. A minúscula chama afugentava as trevas, a escuridão dando segurança e calor. Por isso na antigüidade alguns povos chegaram a cultuar o fogo como divindade. Jesus Cristo é a luz que ilumina nosso caminho: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). E "vós sois a luz do mundo ... não se acende uma candeia para se pôr debaixo de uma vasilha, mas num candelabro para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilha vossa luz" (MT 5,14-16).
Fonte: www.catequisar.com.br
12 dezembro, 2010
Símbolos de Natal
{ para colorir
11 dezembro, 2010
Símbolos de Natal
Papai Noel:
{ para colorir
10 dezembro, 2010
Símbolos de Natal
08 dezembro, 2010
Símbolos de Natal
Árvore de Natal:
{Para colorir
No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.
Muito antes de existir o Natal , os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.A primeira referência a uma " Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.
Pinheiro
É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde.
Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro , quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes .
Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim.
Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore.
Árvore verde também trás a esperança , a alegria e a vida nova .
O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.
Bolas coloridas que enfeitam as árvores.




