26 dezembro, 2010

Sagrada Família de Nazaré

A família está no plano do papai do Céu, Ele quis se revelar no seio de uma família. Que Jesus, Maria e José seja exemplo de amor ternura para todas as famílias.

24 dezembro, 2010

FELIZ NATAL!!!

Feliz Natal!!! Um super abração de toda a Turminha para você e sua família. Que o menininho Jesus os abençoe hoje e sempre.

Montagem do Presépio

"Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor"
Mais uma vez é Natal! Jesus encontrou hoje um lugar para nascer, Aleluia! Que nosso coração seja uma eterna manjedoura para acolher o Salvador.
UM SANTO E ETERNO NATAL
Esse nosso Presépio é uma sugestão para a celebração em família de hoje a noite e você o encontra no site da Paróquia São José Operário. www.psjotaubate.com.br/#/formacao/35 Monte com sua família esse lindo presépio e comemore o nascimento de Jesus.

23 dezembro, 2010

Montagem do Presépio

" Nascerá para nós um pequenino: ele será chamado Deus e forte; nele serão abençoados todos os povos da terra".(Is 9,6; Sl 71,17) Esta chegando o dia em que Deus reconcilia-nos em seu amor. Estamos nos preparando para receber o Menino Jesus em nosso coração, montando esse lindo presépio. Hoje vemos MARIA e JOSÉ eles são os escolhidos na história da salvação. NOSSA SENHORA Diante de Deus ela é a cheia de graça, a escolhida, a filha predileta, a serva humilde do Senhor. Quanta ternura em seu coração, quanta delicadeza no seu carinho, quanta solicitude no seu amor. Ela era toda para seu pequenino Rei. Procure imitá-la sendo puro e humilde. A pureza e a humildade de Maria a fizeram Mãe de Deus. Durante o ano sejamos como Maria, busquemos a pureza e a humildade. SÃO JOSÉ Seja junto ao pequenino Jesus, como José. Muito silencioso para ouvir e guardar tudo o que Deus lhe dizia no fundo do seu coração, para aprender de Jesus e Maria. Um homem obediente ao plano divino, honesto e justo, de oração e silêncio. Durante o ano seja São José para as pessoas. Esse texto já existe foi modificado e adaptado

22 dezembro, 2010

Montagem do Presépio

Nosso presépio esta na fase final e eis que uma luz nos guia até Belém. Que nosso coração esteja preparado para alcançar a plena alegria que a luz irradia: o amor de Deus. Hoje é a vez da ESTRELA e dos REIS MAGOS.
A ESTRELA guiou os Reis Magos e os levou até o presépio. Se não fosse por ela, Os Magos não teriam encontrado Jesus. No próximo ano leve Jesus a todos os que se aproximarem de você. Que, com o brilho da santa alegria que você irradiar, faça com que todos se sintam atraídos para a fonte de onde vem - o amor de Deus. Seja uma Estrela , leve os irmãos a Jesus, sendo uma testemunha do amor Divino.
Os REIS MAGOS foram uma exceção na corte do pequenino Rei.
Embora sendo Reis, eram pobres de espírito, desapegados de tudo que é deste mundo.
faça um ato de desapego cada dia e crescerá no amor, juntanto riquezas para o céu. No próximo ano seja um rei mago.

21 dezembro, 2010

Montagem do Presépio

Hoje é a vez do ANJO e dos PASTORES tomarem seus lugares na gruta de Belém e as visitas começaram. Você tem visitado Jesus para adora-lo?
Seja o ANJO do Presépio. Que faz o Anjo? - É o mensageiro, aquele que anuncia o nascimento de Jesus, o Verbo de Deus, leva-lhe muitas almas, sem, contudo, deixar a adoração e o recolhimento. Adore sempre como um anjo adora a Jesus, nascido cada dia no Sacrário por amor, e anuncia-O às almas que lutam, que sofrem, que ainda não sabem onde está a felicidade. Durante o ano seja um Anjo do Senhor. Lembre-se sempre: Adoração-Recolhimento-Anúncio
O Menino Jesus, na Noite de Natal, recebeu a visita dos PASTORES. Eles aí vieram tão logo ouviram a voz do Anjo que lhes anunciava: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade." Seja um bom pastor junto de Jesus. Traga-lhe a oferta do coração cheio de muita simplicidade. Durante o ano seja como o pastor: simples e humilde.
esse texto já existe e foi modificado

20 dezembro, 2010

Montagem do Presépio

Faltam cinco dias para o Nascimento de Jesus e com alegria estamos montando nosso presépio para comemorarmos seu aniversário. Hoje serão três personagens: O GALO, O CAMELO E A OVELHA. Eles também estavam lá na gruta em Belém.
O GALO é quem anuncia a madrugada, depois de uma noite escura. Quantas noites escuras temos em nossas vidas, em nossa sociedade! É necessário que alguém anuncie o sol, que é o próprio Jesus. Neste novo ano que se aproxima, seja como o galo, sempre disposto a acreditar que a manhã está próxima.
O CAMELO é aquele que atravessa os desertos e dá apoio aos viajantes....é forte e competente no que faz. Peçamos ao Menino Deus a graça de sermos no Ano Novo, como Camelos: fortes para vencer os desertos que nos apresentam e ainda capazes de apoiar nossos irmão, companheiros de jornada neste mundo.
Você pode ser ainda como a OVELHA . Como a ovelhinha que ajudou a aquecer a noite fria naquela gruta, você pode ajudar a aquecer a vida das pessoas. Aquecer com a sua presença, seu sorriso, sua amizade, sua paciência, sua ternura. É um treino diário: ser ovelha que ajuda a melhorar a vida dos irmãos.
Esse texto já existe e foi adaptado

19 dezembro, 2010

Montagem do Presépio

Hoje colocaremos em nosso presépio mais dois personagens: O BURRINHO E O BOI
Na corte do pequenino Rei Jesus havia um BURRINHO. Nossa Senhora, que ama os humildes e pequeninos, permitiu que ele lá estivesse, quando seu filho nasceu. Foi o burrinho que levou Nossa Senhora a Belém. Seja você também um burrinho humilde para cumprir bem esta tarefa e assim você levará Maria e Jesus às pessoas que necessitarem da presença d'Ele. Durante o próximo ano seja como o burrinho. Leve Jesus e Maria aos irmãos.
O BOI também estava no presépio. Fazia frio e o boi, com sua respiração quente, aqueceu a gruta do Menino Jesus. Desempenhe bem esse papel, aquecendo Jesus que vive no seu próximo, com paciência e serenidade. Durante o ano seja como o boizinho, com paciência e serenidade.
Esse texto já existe e foi modificado

17 dezembro, 2010

MONTAGEM DO PRESÉPIO

Vamos montar um lindo presépio para comemorarmos o aniversário de Jesus Cristo e com muita alegria e amor renovar nosso compromisso com Ele e seu Evangelho. Cada personagem ou figura nos ajudará a vivermos no Novo Ano o amor de Deus Paizinho. Montaremos as peças de duas em duas até a véspera do Natal e depois deixar Jesus nascer em nosso coração. Começaremos com a MANJEDOURA E A PALHA A MANJEDOURA é o lugar onde o Menino Jesus descansava adormecido, sonhando com nossa Redenção, com a Eucaristia, com o amor ao Pai Eterno e o amor a nós. Durante o novo ano pratique a caridade que perdoa, que esquece, que não se zanga, nem se agita quando ofendido. Seja a Manjedoura, o Amor e o Perdão. Seja também a PALHA para o Menino Jesus que vai nascer, procure ser bem macio para descansá-lo e para que Ele goste de permanecer aí. Pratique a doçura de maneiras, a doçura nas palavras, a doçura que vem do fundo do coração. Durante o ano seja a palha, com doçura no agir e no falar. Esse texto já existe e foi adaptado.

15 dezembro, 2010

A COROA DO ADVENTO

Desde a sua origem a Coroa de Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal sobretudo às crianças, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é família. A mensagem da Coroa de Advento é percebida a partir do simbolismo de cada um de seus elementos.

O Círculo A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo. Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.

Os ramos verdes Os ramos verdes que enfeitam o círculo constumam ser de abeto ou de pinus, de ciprestes. É símbolo nórdico. Não perdem as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial e, por isso, problemático, menos significativo, visto que celebramos o Natal no início do verão e com isso não vivenciamos esta mudança da renovação da natureza. Por isso, a tendência de se substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, nozes, espigas de trigo.

Para ornar a coroa usam-se também laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna homem, símbolo da sua vitória sobre a morte através da sua entrega por amor. Deste modo, nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas. Lembram os pontos cardeais, a cruz de Cristo, que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.

As velas As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).

Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:

  • a primeira vela é do profeta;
  • a segunda vela é de Belém;
  • a terceira vela é dos pastores;
  • a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

  • a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
  • a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
  • a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
  • a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

  • o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
  • o tempo dos patriarcas;
  • o tempo dos reis;
  • o tempo dos profetas.
Fonte: www.franciscanos.org.br

13 dezembro, 2010

Símbolos de Natal

OS MAGOS "Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: 'onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? ... viemos adorá-lo, '... Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino ... e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra"(Mt 2,1-12). Não eram reis e sim sábios, estudiosos, mas o que isto importa? A mensagem é mais forte que esse detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas: - Cristo não veio apenas para os Judeus, mas para redimir toda a humanidade, Ele é o polo para o qual convergem todas as raças. - A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra). A VELA { para colorir Por milhares de anos, até a descoberta da energia elétrica há 100 anos, a vela, a lamparina ou lampião a óleo, as tochas foram as fontes de luz nas trevas noturnas. A minúscula chama afugentava as trevas, a escuridão dando segurança e calor. Por isso na antigüidade alguns povos chegaram a cultuar o fogo como divindade. Jesus Cristo é a luz que ilumina nosso caminho: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). E "vós sois a luz do mundo ... não se acende uma candeia para se pôr debaixo de uma vasilha, mas num candelabro para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilha vossa luz" (MT 5,14-16). Fonte: www.catequisar.com.br

12 dezembro, 2010

Símbolos de Natal

Os Presentes: Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país. A origem dos presentes por ocasião do final do ano tem origem pagã e que a tradição cristã foi aos poucos assimilando. Os romanos, há mais de 1500 anos, tinham o costume de enviar presentes aos amigos no início do ano novo. Tal hábito coincidia aos festejos ao deus Janus (um deus bifronte, que olhava para o ano que terminava e para o que começava) e, talvez as origens do nosso reveillon e outras comemorações de fim de ano. Esta festa complementava a festa do sol (25 de dezembro). Com o crescimento do cristianismo essas festas foram ganhando sentido cristão: Cristo é o Sol que ilumina o caminho dos homens; Ele é o Senhor da História; é o grande presente de Deus à humanidade. Dar presente é uma maneira muito palpável de demonstrar a solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber. É vivenciar de maneira simples e ínfima a imensa e infinita bondade de Deus. Canções de Natal: A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal. A Comida: O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne - o mais importante prato - uma forma de referenciar à Deus e à Jesus. Geralmente era servido porco, ganso - mais tarde substituído por peru, e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo mundo. A ESTRELA { para colorir A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como "bússolas naturais" das pessoas. Hoje os aparelhos de navegação evoluíram de tal forma que as estrelas se tornaram apenas ornamentos no céu, objeto de estudo. Contudo durante milhares de anos eram elas as responsáveis em guiar os navegadores pelos mares e os viajantes pelos desertos. Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro. A estrela guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar, Melchíor - desde o oriente até local onde nasceu Jesus para que pudessem presentea-lo com ouro, incenso e mirra , é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida. Fonte: www.catequisar.com.br

11 dezembro, 2010

Símbolos de Natal

Papai Noel: { para colorir Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó puxado por renas ganhou força.A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881. O cartão de Natal: A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra no ano de 1843. Em 1849 os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly. Independentemente da sofisticação, beleza e simplicidade, os cartões são símbolos do inter-relacionamento do homem. O ser humano é comunicação, é relacionamento. A dimensão dialogal, de comunhão, de empatia vem expresso pela palavra escrita. Ao falarmos em palavra, nos vem à mente o prólogo do evangelho de São João: Cristo é o Verbo, a Palavra criadora, unificadora e salvadora de Deus (Jo 1,1-5). Fonte: www.catequisar.com.br

10 dezembro, 2010

Símbolos de Natal

O Presépio: Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus. O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do, conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade. São Francisco, então, celebrou uma missa em frente deste presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam. Fonte: www.catequisar.com.br

08 dezembro, 2010

Símbolos de Natal

Árvore de Natal: {Para colorir No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião. Muito antes de existir o Natal , os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.A primeira referência a uma " Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo. Pinheiro É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro , quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes . Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim. Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore. Árvore verde também trás a esperança , a alegria e a vida nova . O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece. Bolas coloridas que enfeitam as árvores. Simbolizam os frutos da "árvore vida" ou seja, Jesus Cristo. Fonte: www.catequisar.com.br

Presépio para colorir